Space&Time Sci-Fi Lovers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Artigo] 25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd

Ir para baixo

[Artigo] 25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd Empty [Artigo] 25 de Maio - Dia do Orgulho Nerd

Mensagem por KristyAnne Seg maio 25, 2015 11:15 pm

Hoje, dia 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd! É o dia de declarar sem medo toda a sua paixão pela ficção científica, pela tecnologia, pelos quadrinhos, pelo videogame... A data foi escolhida por causa do lançamento do primeiro Guerra nas Estrelas, o que mostra a relação próxima dos nerds com o cinema.

A seguir, você confere 15 filmes e franquias fundamentais na formação de qualquer nerd. Embora sejam muito próximos deste gênero, os filmes baseados em super-heróis (Batman, Homem-Aranha etc.) não estão incluídos desta vez (vamos combinar, eles ainda merecem uma matéria especial só para eles, não acha?). Mesmo assim, ainda sobram muitas histórias para destacar. Essa seleção não foi nada fácil. Confira abaixo:

  1. Star Wars
    Quer símbolo nerd mais importante do que a franquia Star Wars? Um universo inovador criado por George Lucas, uma batalha clássica entre o bem e o mal, e um projeto ambiciosíssimo de cinema - mesmo hoje em dia, a ideia de começar um filme pelo episódio VI parece loucura. Alguns fãs defendem que a primeira trilogia foi melhor do que a segunda, mas de qualquer modo, viram todos os filmes, e certamente estarão nas filas de Star Wars 7 em 2015.

    Star Wars marcou a cultura pop com frases, personagens e imagens memoráveis. Aliás, o próprio Dia do Orgulho Nerd (25 de maio) foi escolhido em função da estreia do primeiro filme, Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977.
  2. Star Trek
    Existe uma certa rixa entre os fãs de Star Wars e os fãs de Star Trek, mas muitos cinéfilos e nerds em geral apreciam as duas franquias, que deram origem a uma quantidade impressionante de séries de televisão, filmes e produtos derivados. Além disso, Star Trek e Star Wars agora têm o mesmo diretor no cinema: J.J. Abrams (foto acima).

    Star Trek começou como programa de televisão, antes de dar origem a mais de 12 filmes. A ideia original era fazer um "faroeste espacial", refletindo sobre questões sérias como a política e a guerra. Os primeiros filmes, Jornada nas Estrelas (1979) e Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan (1982) foram sucessos imensos, quebrando recordes de bilheteria, algo que a nova franquia tenta reproduzir.
  3. Matrix
    Matrix é muito mais que um filme de ficção científica cheio de efeitos especiais: a história traz uma reflexão complexa sobre a natureza humana e sobre os limites da realidade, que cativou tanto o público em geral quanto os aficionados pelo cinema de gênero. Os três filmes podem não ter a mesma qualidade (Matrix Revolutions, em especial, deixa a desejar), mas o personagem de Neo (Keanu Reeves) marcou uma jovem geração de cinéfilos nerds.

    Depois disso, os diretores Andy e Lana Wachowski continuaram a fazer filmes típicos da cultura nerd, como Speed Racer e A Viagem.
  4. Os Goonies
    Nem só de ficções científicas vive o universo nerd. Os Goonies (1985) é uma aventura clássica sobre um grupo de amigos que parte em busca de um tesouro. O produtor é Steven Spielberg, um dos reis do cinema nerd e pai do blockbuster moderno, com Tubarão (1975).

    Até hoje, Os Goonies é lembrado pelos diálogos e pelos personagens (como o querido Sloth). A ideia de trazer o grupo de volta ao cinema (em uma refilmagem ou sequência) sempre é cogitada pelos produtores - para a alegria ou tristeza dos fãs.
  5. Akira
    A animação japonesa é essencial para a cultura nerd, e talvez Akira seja uma dos maiores símbolos das boas relações entre os mangás e o cinema. A trama, criada e dirigida por Katsuhiro Ôtomo, se passa em um universo pós-apocalíptico, em uma cidade de Tóquio destruída por uma explosão. Neste contexto, gangues de rebeldes têm que enfrentar o poder do exército.

    O filme teve um sucesso enorme em 1988, e abriu as portas para que outras séries e personagens japoneses chegassem ao Ocidente.
  6. Alien
    Na linha de monstros do cinema, a franquia Alien é uma das mais famosas, e também uma das melhores, conseguindo manter a qualidade apesar da troca de diretores entre os filmes. A trama original, Alien - O 8º Passageiro (1979), dirigida por Ridley Scott, lançou a famosa personagem da Tenente Ripley (Sigourney Weaver), frequentemente lembrada como uma das figuras femininas mais fortes do cinema.

    Depois de gerar diversas séries, prequels e spin-offs, Alien tornou-se uma referência incontornável da ficção científica de terror.
  7. De Volta Para o Futuro
    Entre as comédias de ficção científica, De Volta Para o Futuro (1985) é uma das que melhor usou a premissa das viagens no tempo. Michael J. Fox e Christopher Lloyd são os atores principais da trama que, ao contrário da maioria das histórias nerd, não se passa no espaço, nem envolve monstros ou forças do mal. O grande conflito diz respeito a Marty McFly (Fox) e a sua família.

    Mesmo assim, a possibilidade de viajar no tempo e reconstruir a sua própria história seduziu os espectadores quando o filme foi lançado, isso sem falar nos efeitos especiais bastante inovadores para a época.
  8. O Exterminador do Futuro
    Nada diz "cultura nerd" como Arnold Schwarzenegger nos anos 1980-1990. O ator estrelou uma porção de clássicos de ação e ficção científica, como O Vingador do Futuro, O Predador e principalmente O Exterminador do Futuro. Visionário para a época (graças aos efeitos criados por James Cameron), o filme seduziu tanto o público quanto a crítica, dando origem a uma porção de sequências - basta lembrar que O Exterminador do Futuro 5 vem aí...

    O Exterminador do Futuro acabou sendo uma mistura eficiente entre ação, humor, ficção científica e filme B, além de emplacar algumas das frases mais famosas da história do cinema, como o bordão "I'll be back".
  9. Resident Evil
    Bom exemplo de adaptação dos videogames para o cinema, Resident Evil tem rendido uma franquia consistente e popular, liderada por uma porção de mulheres fortes (Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Sienna Guillory). A história mistura zumbis, corporações perversas e uma batalha para salvar o mundo - ou seja, um verdadeiro caldeirão de temáticas nerd.

    Curiosamente, os filmes da franquia Resident Evil têm perdido audiência nos Estados Unidos, mas conquistado uma bilheteria cada vez maior fora de seu país de origem. Tanto Jovovich quanto o marido e diretor Paul W.S. Anderson confirmaram que pretendem produzir o sexto filme da saga.
  10. Tron
    Uma ficção científica sobre o mundo dos computadores e da tecnologia não poderia deixar de cativar o público nerd. O primeiro Tron - Uma Odisséia Eletrônica (1982) tornou-se um clássico geek, embora não tenha conquistado um grande sucesso com o público em geral. Mesmo assim, a Disney decidiu dar uma segunda chance à história, com a sequência Tron - O Legado (2010), além de uma série de televisão.

    Tron causou uma forte influência em diretores de ficção científica e animação, pelo uso inovador de luz e enquadramentos para representar as imagens digitais.
  11. Os Caça-Fantasmas
    Os Caça-Fantasmas (1984) foi um pioneiro no mercado cinematográfico, por pensar desde o início em explorar também os produtos derivados, como brinquedos, videogames, séries de televisão e gibis - ou seja, estabelecendo uma marca para cativar fãs e colecionadores. Assim, a trama sobre os especialistas em aparições sobrenaturais obteve um enorme sucesso e levou à sequência Os Caça-Fantasmas 2, em 1989.

    Os Caça-Fantasmas 3 estava praticamente confirmado para 2015, mas com a morte do ator Harold Ramis, o diretor Ivan Reitman abandonou o projeto. Mesmo assim, os produtores continuam confiantes de que o filme será feito dentro do prazo.
  12. Blade Runner
    Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982) não agradou o público quando foi lançado (relembre a nossa matéria de clássicos do cinema que fracassaram nas bilheterias), mas o seu impacto cultural é inegável. Além de ter gerado uma porção de sequências, séries de televisão, quadrinhos e videogames, o filme também se tornou um marco no uso de efeitos especiais e sonoros. A trilha sonora, inclusive, é lembrada como uma das mais famosas do cinema.

    Cerca de trinta anos após o lançamento do filme, o cineasta Ridley Scott confirmou a produção de Blade Runner 2, mais uma vez com Harrison Ford.
  13. O Quinto Elemento
    E nem todo sucesso nerd vem dos Estados Unidos e do Japão, O Quinto Elemento é um clássico do gênero criado na França, pelo diretor Luc Besson. Misturando ficção científica, ação e comédia, a história mostra um motorista de táxi (Bruce Willis) obrigado a salvar o planeta quando encontra uma misteriosa mulher (Milla Jovovich).

    Besson fez uma escolha interessante: contratou autores de histórias em quadrinhos para cuidar da direção de arte, e chamou ninguém menos que o estilista Jean-Paul Gaultier para criar os figurinos. O resultado foi abertamente kitsch, e dividiu crítica e público, mas marcou uma geração.
  14. O Guia do Mochileiro das Galáxias
    A versão cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005) pode não ter agradado muitos espectadores, mas o filme vale a pena pelo hilário texto de Douglas Adams, que consegue tanto parodiar quanto homenagear as histórias de ficção científica.

    Além disso, vale lembrar que o Dia do Orgulho Nerd não existe apenas por causa da data de lançamento do primeiro Guerra nas Estrelas: dia 25 de maio também marca o Dia da Toalha, outra comemoração nerd. Para quem não se lembra, nos livros de Douglas Adams, a toalha é considerada um dos objetos mais importantes do viajante espacial.
  15. Os 12 Macacos
    Terry Gilliam é um especialista nos universos fantásticos e distópicos. Depois de marcar a história da ficção científica com Brazil, ele dirigiu Os 12 Macacos (1995), combinando as premissas clássicas de viagens no tempo e de um vírus que ameaça a humanidade. O filme é repleto de visuais inusitados, e conquistou um grande sucesso nas bilheterias.

    Além disso, Os 12 Macacos é um raro filme nerd multipremiado pelas atuações (e não apenas efeitos visuais/sonoros): no caso, Brad
    Pitt foi indicado ao Oscar, e venceu o Globo de Ouro por seu papel.



Fonte: Adoro Cinema
KristyAnne
KristyAnne
Time Lady
Time Lady

Data de inscrição : 26/05/2010
Mensagens : 189
Humor : Run always!!!
Localização : TARDIS type 53
Touro Cavalo Feminino

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos